Conhecendo a Palatéia: o paraíso das ostras alagoanas
- Isaías Christian
- 1 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Um passeio que tinha tempo que queria fazer em Alagoas mas que nunca encaixava na nossa agenda era o passeio para a Palatéia, reserva ambiental com 748 hectares de mangue e Mata Atlântica situada na Barra de São Miguel e no Roteiro, no litoral sul de Alagoas.
A Palatéia é bastante conhecida em Alagoas por ser uma reserva que é a maior produtora de Ostras do Estado (Associação Paraíso das Ostras) e por possuir o Projeto Caçadores de Mel que produz mel e o própolis vermelho.
Fomos conhecer esse paraíso à convite do site Visite Alagoas e eles organizaram um super tour pelo litoral sul de alagoas e uma das paradas foi justamente na Palatéia.
É possível fazer o passeio de duas formas: indo sozinho e contratando os barqueiros na hora ou contratando um guia especializado para fazer o passeio e receber uma verdadeira aula sobre a flora, a fauna e as curiosidades da região.
Como fomos com o pessoal do Visite Alagoas fizemos o passeio com a empresa Aventura EcoBrasil que fica situada na Barra de São Miguel e é do guia Daniel Brasil que conhece a fundo a cultura da região.
A reserva da Palatéia fica a poucos minutos da segunda entrada da Barra de São Miguel (5 km mais ou menos) antes da ponte que dá acesso ao município do Roteiro. A estrada até o local é de barro e o passeio de barco pelos canais é um verdadeiro charme.
Assim que chegamos fomos recebidos pelos simpaticos moradores da região, são cerca de 120 famílias que vivem na comunidade, e fizemos uma trilha rápida no meio do mangue até o acesso aos local que saem as canoas que navegam para os criatórios de ostras.
O passeio é lindo, repleto de natureza, vida é muito verde. Durante o percurso recebemos diversas explicações do nosso guia e ficamos sabendo que na região existem três espécies de mangue (preto, vermelho e branco), vimos varias espécies de aves e caranguejos e conhecemos mais um pouco sobre todo processo de produção das ostras.
Após conhecer e saber os detalhes da criação das ostras paramos no meio do canal de produção e fizemos uma degustação de ostras acompanhando de champanhe, um verdadeiro mimo! Sem dúvida um dos passeios mais exclusivos de Alagoas.
Para maiores informações do passeio procurem o guia Daniel Brasil, da empresa Aventura Ecobrasil @aventuraecobrasil. Telefone: 82 98807 6968.
Comments